Páginas

quinta-feira, 17 de maio de 2012

Diário de bordo


Diário de bordo

11-05-2012

Direção: Tendências contemporâneas do currículo

Lista de preparativos para a viagem: globalização, cultura, mercado, diferenças de currículos, experiências de fronteira.

Em se tratando de globalização com foco na cultura global é importante perceber o contexto deste séc. XXI, onde, dentre tantos aspectos, a velocidade e diversidade das formas de informação se fazem progressivamente crescentes e presentes no dia-a-dia de todo cidadão.

Neste sentido, o papel do currículo como caminho, percurso ou trajeto que permite a aquisição do conhecimento merece ser pensado no sentido de uma prática consciente, eficiente e capaz de alcançar seu objetivo.

Perceber a globalização afetando o currículo parece algo inescapável, na medida em que, globalizado, o mundo caminha.

No entanto, valorizar e reafirmar o indivíduo em sua comunidade com suas características específicas também parece pertinente.

Transitar entre macro e micro-narrativas na tentativa de otimizar as características do indivíduo pode soar como algo incomensurável, no entanto, através das experiências de fronteiras, permitindo a aproximação de saberes e ao mesmo tempo a troca de experiências, sem supressão de uma pela outra pode ser um caminho a ser vislumbrado neste percurso. A assimilação de partes características de um todo por outro todo pode permitir ao indivíduo experiências que façam parte da sua formação e lhe permitam o saber pensar. Abafar sua identidade não o fará capaz de participar e compor um mundo globalizado.

Ao se respeitar sua autonomia e possibilitar a troca de experiências vividas que constituem um conhecimento significativo poder-se-á contribuir para a manutenção de características que compõem esse indivíduo, sem sepultá-las com o objetivo torná-lo globalizado.

2 comentários:

  1. E a viagem foi proveitosa? Pela exposição, parece que você aproveitou bem os lugares pelos quais passou.Gostei!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom seu texto. Parabéns.

    ResponderExcluir